quarta-feira, 30 de maio de 2012

O porque desse sobe e desce do dólar em relação ao real!

Se, uma das teorias econômicas diz que a inflação vem do aumento do consumo, ou seja, no básico, pensando em oferta e demanda, quanto maior a demanda por determinado bem X, maior será seu preço, afinal, um aumento de produtividade não se da da noite pro dia. Partindo desse pensamento, podemos dizer que, a inflação brasileira, se deu por esse aumento da demanda, sem , por obvio, ter um aumento da oferta.
Com o intuito de desacelerar o consumo interno, nosso Banco Central, que tem total poder de influenciar o mercado, por vários meios , conseguiu jogar a cotação do dólar frente ao real pra baixo e a consequência disso foi: viagens e mais viagens para o exterior, tirando divisas daqui e deixando lá! essas sacolas e mais sacolas trazidas de Miami e cia, ajudaram a desacelerar o consumo interno. Com esse dólar, a industria nacional perdeu seu poder de competir em relação as exportações. E o que isso causou?????
R: Deficit na balança comercial! ou seja, saiu mais dinheiro da economia brasileira do que entrou!
Com essa saída de dinheiro, a economia só tende a piorar, afinal somos uma economia que depende do financiamento internacional...hahahaha
Assim sendo, seria necessário, subir a relação Dólar/Real , porém, pode-se perder o controle...e ai volta o Bc e faz leilões de swap tradicional.
E assim continua essa gangorra da economia brasileira, com um pensamento macroeconômico, sempre tentando resolver seus problemas a curto prazo,e não pensando em como melhorar o pais a longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário